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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Martins, Eliedren Soares | - |
dc.date.available | 2023-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-12-11T12:41:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Eliedren Soares. A trajetória de Vinicius de Moraes e a montagem de Orfeu da Conceição - o maior movimento do Teatro Negro Profissional do Brasil (1913-1956). 2023. 33f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5392 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the trajectory of Vinicius de Moraes and the staging of Orfeu da Conceição in the 1950s. Part of the objectives of this research is to analyze Vinicius de Moraes' connection with the black artists of the play Orfeu da Conceição from Teatro Experimental do Negro – TEN - are references in Brazilian theater, to verify to what extent such connections influenced the public and private life of Vinicius de Moraes. The documentary corpus for the development of this research was made up of periodicals, biographies and autobiographies that make us understand the importance of Orfeu da Conceição's production in Vinicius' life and how they enrich the cultural multiplicity of our Brazilian society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vinicius de Moraes | pt_BR |
dc.subject | Orfeu da Conceição | pt_BR |
dc.subject | Teatro Experimental do Negro | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.title | A trajetória de Vinicius de Moraes e a montagem de Orfeu da Conceição - o maior movimento do Teatro Negro Profissional do Brasil (1913-1956) | pt_BR |
dc.title.alternative | The trajectory of Vinicius de Moraes and the production of Orfeu da Conceição - the greatest movement of the Professional Black Theater in Brazil (1913-1956) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T12:41:20Z | - |
dc.creator.ID | 4910768270 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Júlio Cláudio da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4009362157043989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Júlio Cláudio da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4009362157043989 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Roger Kenned Repolho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9054323639450690 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, César Aquino | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0533404581292305 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discorre sobre a trajetória de Vinicius de Moraes e a montagem de Orfeu da Conceição na década de 1950. Faz parte dos objetivos desta pesquisa analisar a conexão de Vinicius de Moraes com os artistas negros da peça teatral Orfeu da Conceição vindos Teatro Experimental do Negro – TEN - são referências no teatro brasileiro, para verificarmos em que medida tais conexões influenciaram a vida pública e privada de Vinicius de Moraes. O corpus documental para o desenvolvimento desta pesquisa foi constituído por periódicos, biografias e autobiografias que nos fazem compreender a importância da montagem de Orfeu da Conceição na vida de Vinicius e como enriquecem a multiplicidade cultural de nossa sociedade brasileira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALMADA, Sandra. Abdias Nascimento. – São Paulo: Selo Negro, 2009. (Retratos do Brasil Negro / coordenada por Vera Lúcia Benedito) AQUINO, Flávio. Uma lenda grega num morro carioca. O Semanário, Rio de Janeiro. 30 ago. a 6 set. 1956. Pág.9. Coleção de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional. BORGES, Adriana Evaristo. Vinícius de Moraes: Cultura e História (1930-1970). Dissertação apresentada ao programa de Pós Graduação em História, da Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2011. BLOCH, Marc, A apologia da História. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, S/D BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: 2004. BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. CAMPOS, Simone. COHN, Sergio. Vinicius de Moraes: Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007. CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988. CASTELLO, José. Vinicius de Moraes O poeta da Paixão, São Paulo, Companhia de Bolso, 1999. CASTRO, Ruy. Chega de Saudade. São Paulo, Companhia de Letras. 4ª Ed. 2016. COSTA, Michel de Lucena. Orfeu da Conceição: Ressignificação do mito a partir da carnavalização do trágico. Dissertação de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFP), João Pessoa, 2014. DESCONHECIDA, Autoria. O Premio Sociedade Felippe D’Oliveira. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 13 jan 1936. Pág17. Coleção de periódicos da Fundação da Biblioteca Nacional. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala [1933] São Paulo: Círculo do Livro, 1989. GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. Tradução: Victor Jabouille. – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 616p. LUCA, Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 27 MACHADO, Ney. ‘Orfeu da Conceição’, Autêntica Tragédia Carioca. A Noite, Rio de Janeiro. 17 de setembro de 1956. Coleção de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional. MORAES, Vinicius de, 1913-1980. Vinicius de Moraes: Música, Poesia, Prosa, Teatro. Org: Eucanaã Ferraz. -1. ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. MORAES, Vinicius, Antologia Poética, São Paulo, Companhia de Bolso, 2009. MORAES, Vinicius, Gente do século – Biografia. São Paulo, S/E, S/D. MORAES, Vinicius, Orfeu da Conceição. São Paulo, Companhia de Bolso, 2013. NASIMENTO, Abdias do, 1914-2011. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. -3. ed. – São Paulo: Perspectivas, 2016. OLIVEIRA, Maria Claudete de Souza. Presenças de Orfeu. Tese de Doutorado em Letras – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006 RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. – 1ªed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Sem autor identificado. Carlos Scliar em “Orfeu da Conceição”. pág. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro. 20 set. 1956. Pág.9. Coleção de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional. SILVA, Júlio Cláudio da. Relações raciais, gênero e memória: A trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House. (1945-1952). Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2011. 277f:il. SILVA, Júlio Cláudio da. Léa Garcia: Narrativas de si e narrativas sobre uma Dama Negra do Teatro e do Cinema (1952-1957). Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas Volume 11, número 2, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.38047/rct.v11i2.6680 SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. -2. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2009. https://www.viniciusdemoraes.com.br/ acervo.viniciusdemoraes.com.br | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
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