DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Lucas Macedo-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T12:41:48Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationMACIEL, Lucas Macedo. Teatralidades do real e ficção: os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final?”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4834-
dc.description.abstractThis research aims to detail and reflect on the process of creating the play "O que acontece no final?" that occurred during the scenic montage class I and lI of the course of completion of Bachelor's degree in Theater at the State University of Amazonas. The play mixes the real with the non-real from autobiographical creation movements that put on stage experiences, traumas and reports from the artists/performers themselves stripped of characters, but still contrasting with the fictional content of the play's personas. The research starts from the beginning of the scenic montage and the creation of a final course play and how the artists/performers ended up bumping into autobiography, and then, making use of it on stage merging it with fiction and, after that, how the process of scene creation happened through the challenge of inserting real accounts in the play. Finally, I will address the performativity of the narrative that is in a place of constant movement because it contains autobiographical accounts. I will use as research methodology the concepts of Cecilia SALLES' critique of creative processes, and Sylvie FORTIN's concept of autoethnographic research, putting myself in evidence when talking about my own experiences and my own creative process. To talk about autobiographies I anchor myself in Janaina LEITE's research, and to talk about performance I use Josette FÉRAL's concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiográficopt_BR
dc.subjectAutobiographicalpt_BR
dc.subjectteatralidades do realpt_BR
dc.subjectTheater of the realpt_BR
dc.subjectteatro performativopt_BR
dc.subjectPerformative theaterpt_BR
dc.titleTeatralidades do real e ficção: os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final?”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:41:48Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Madirson Francisco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192428129322620pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo detalhar e refletir a respeito do processo de criação do espetáculo “O que acontece no final?” que ocorreu durante a matéria de montagem cênica I e II de finalização de curso de bacharelado em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. O espetáculo mistura o real com o não real a partir de movimentos de criação autobiográficos que colocam em cena vivências, traumas e relatos dos próprios artistas/performers despidos de personagens, mas ainda sim entrando em contraste com o conteúdo ficcional das personas da peça. A pesquisa parte do princípio da matéria de montagem cênica e da criação de um espetáculo de finalização de curso e de como os artistas/performers acabaram esbarrando na autobiografia, e então, fazendo uso dela em cena fundindo-a com a ficção e, em seguida, como o processo de criação de cenas se deu por meio do desafio de inserir relatos reais no espetáculo. Por fim irei abordar a performatividade da narrativa que se encontra em um lugar de movimento constante por conter relatos autobiográficos. Usarei como metodologia de pesquisa os conceitos da crítica de processos criativos de Cecilia SALLES, e, o conceito da pesquisa autoetnográfica de Sylvie FORTIN, me colocando em evidência ao falar de minhas próprias experiencias e do meu próprio processo criativo. Para falar a respeito das autobiografias me ancoro nas pesquisas de Janaina LEITE, e, para falar a respeito da performance uso os conceitos de Josette FÉRAL.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio De Janeiro. Civilização Brasileira. 2003 CARVALHO, Tiago; ARAUJO, Daniel. A heterossexualidade compulsória e a estilização do corpo á luz do pensamento de Judith Butler. Pernambuco. 2021 FERNANDES, Silvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta, São Paulo, n. 13, p. 3-13, 2013 FERRÁL, Josette - Além Dos Limites: Teoria e prática no teatro. 1ªed. São Paulo. Perspectiva. 2015. FORTIN SYVIE. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, Porto Alegre, n. 7, fev., p. 85-95, 2009. GONÇALVES, antonio. O dramaturgista no processo de criação cênica: Pensamento crítico em gesto. Escola de Comunicação e Artes de São Paulo,2019. LEITE, Janaina. Autoescrituras Performativas. 1ªed. São Paulo. Perspectiva. 2017. SALLES, Cecilia. Gesto Inacabado: processo de criação artística. Sâo Paulo: Annablume, 1998 SATURNINO, Andrea Caruso. Ligeiro deslocamento do real: experiência, dispositivos e utopia na cena contemporânea. 1ªed. São Paulo. Edições Sesc. 2021 SOARES ARARIPE, Taciano. Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) – Universidade Federal Da Bahia, 2021. SOARES ARARIPE, Taciano. Sobre a adorável sensação de sermos inutéis: Os teatros do real como disparadores poéticos em obras do ateliê 23. Artigo (Graduação bacharelado em Teatro) – Universidade Do Estado Do Amazonas.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatralidades do real e ficção os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final”.pdfArquivo principal2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.