Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jonathas de Souza e | - |
dc.date.available | 2022-09-19T14:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jonathas de Souza e. Self, um discurso multimodal das práticas sociais na hipermodernidade. 2017. 31 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4217 | - |
dc.description.abstract | Today's communication is multi-semiotic, creating a self-image that ideological effect on the way life and behaviour can be conducted. conducted. For the development of the research, the object of study is derived from a phenomenon that humanistic psychology described called the self, whose construction imagery develops a process of idealization appearance Rogers (1985). The corpus of of the work is composed of four photos of selfies, of merely unknown people taken with some famous people. The analysis process will be developed from the Critical Discourse Analysis Critical Discourse Analysis, via Fairclough (2001, 2016), following with the methodological orientation of the Compositional and Interactional Meanings of Visual Design Grammar adopted by Kress and van Leeuwen (1996, 2006), stemming from Halliday's (1994) sociosemiotic theory. It is assumed that, in an interdisciplinary context, understanding the new processes of materialization of discourse by media manifestations in social networks is to understand the new functioning of the discourse in society and its adaptation to the changes that technology imposes to all individuals. KEY WORDS: Self, Identity, Discourse, Social Semiotics, Hypermodernity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Self | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Semiótica Social | pt_BR |
dc.subject | Hipermodernidade | pt_BR |
dc.title | Self, um discurso multimodal das práticas sociais na hipermodernidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Self, a multimodal discourse of social practices in hypermodernity | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T14:43:18Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Neiva Maria Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0745938602553968 | pt_BR |
dc.description.resumo | A comunicação na atualidade é multissemiótica, criando uma autoimagem que passa a ter efeito ideológico na forma como a vida e os comportamentos podem ser conduzidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, o objeto de estudo é decorrente de um fenômeno em que a psicologia humanista descreveu chamado de self, cuja construção imagética desenvolve um processo de idealização de aparência Rogers (1985). O corpus do trabalho é composto por quatro fotos de selfs, de pessoas meramente desconhecidas tiradas com algum famoso. O processo de análise será desenvolvido a partir da Análise de Discurso Crítica, via Fairclough (2001, 2016), seguindo com a orientação metodológica dos Significados Composicional e Interacional da Gramática do Design Visual adotadas por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), oriundas da teoria sociossemiótica de Halliday (1994). Pressupõe-se que, em um contexto interdisciplinar, entender os novos processos de materialização do discurso por manifestações midiáticas em redes sociais é compreender o novo funcionamento do discurso na sociedade e sua adequação às mudanças que a tecnologia impõe a todos os indivíduos. PALAVRAS – CHAVE: Self, Identidade, Discurso, Semiótica Social, Hipermodernidade | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ___________. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. BARBARA, Leila; MACÊDO, Célia Maria Macêdo De. Linguística Sistêmico-Funcional para a Análise de Discurso Um Panorama Introdutório. Cadernos de Linguagem e Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 89-107, 200./dez. 2017. CARVALHO, Flaviane Faria. Temas contemporâneos em semiótica visual. Brasília: CEPADIC, 2013. __________. Semiótica Social e imprensa: o layout a primeira página de jornais portugueses sob o enfoque analítico da gramática visual. Tese de doutorado em Linguística, 2012. Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de Pós-Graduação em Estudos anglísticos.PDF. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001. ___________. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2016. ___________. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003. HALL, Sturt. A identidade cultural no pós-modernidade. 12.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 1. ed. Londres: Arnold, 1994. HALLIDAY, Michael A.K.; An Introduction to functional grammar. Revised by Christian Matthiessen. 3 ed. London: Arnold, 2004. KRESS, G.; VAN LEEUWEN. Reading Images. The Grammar visual design. London; New York: Routledge, 1996. ___________. Reading Images. The Grammar visual Design. London; New York: Routledge, 2006. LOVATO, Cristina Dos Santos. Análise das imagens em notícias de popularização científica image analysis in scientific popularization news. T r a v e s s i a s, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 114-133, 201./201 OTTONI, Maria A. R.; LIMA, Maria C.(Orgs): Discursos, Identidades e Letramentos. São Paulo: Cortez, 2014. ROGERS, Carl. Torna-se Pessoa. Trad. Manoel José do Carmo Ferreira e Alvamar Lamparelli; 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012. SCHLEE, M. B. et al. A linguística sistêmico-funcional no quadro das grandes teorias linguísticas: propostas de aplicação. Anais do XVI CNLF, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 2026-2110, 201./201. SOARES, Neiva M. M. Gêneros textuais em foco: argumentação em textos opinativos. 1. ed. Cutiba: Appris, 2016. VIEIRA, Josenia A.; FERRAZ, Janaína de A. Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade. Discursos Contemporâneos em Estudo, v. 1, n. 1. Brasília: Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC): UnB, 2011. ____________. Olhares em Análise de Discurso Crítica. Brasília: Cepadic, 2009. ____________. ; Silvestre, Carminda. Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília: Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC): UnB, 2011. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Self, um discurso multimodal das práticas sociais na hipermodernidade.pdf | 932,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.