Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros Neto, Flávio Ruiz de | - |
dc.date.available | 2022-09-15 | - |
dc.date.available | 2022-09-15 | - |
dc.date.available | 2022-09-15T20:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
dc.identifier.citation | BARROS NETO, Flávio Ruiz de. Obras de Edgar Allan Poe e Alvares de Azevedo: elementos de convergência entre o gótico norte-americano e o ultrarromantismo brasileiro. 2019. 17 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4204 | - |
dc.description.abstract | During the 19th century, two very similar artistic movements were on the on the rise. In the United States of America, the North American Gothic, while in Brazil poems and short stories of ultra-romanticism also had strong names within national literature. The aim of this study is to seek within such currents elements of convergence and, this way, select two authors of renown: Edgar Allan Poe, representative of the North American and Álvares de Azevedo, of Brazilian ultra-romanticism, for a comparative analysis of analysis of their works. Keywords: Álvares de Azevedo; Edgar A. Poe; Gothic; comparative literature | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Álvares de Azevedo | pt_BR |
dc.subject | Edgar Allan Poe | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.title | Obras de Edgar Allan Poe e Alvares de Azevedo: elementos de convergência entre o gótico norte-americano e o ultrarromantismo brasileiro | pt_BR |
dc.title | Obras de Edgar Allan Poe e Alvares de Azevedo: elementos de convergência entre o gótico norte-americano e o ultrarromantismo brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Edgar Allan Poe and Alvares de Azevedo's works: elements of convergence between the North American gothic and the Brazilian ultra-romanticism | pt_BR |
dc.title.alternative | Edgar Allan Poe and Alvares de Azevedo's works: elements of convergence between the North American gothic and the Brazilian ultra-romanticism | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T20:14:41Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Moncayo, Vanúbia Araújo Laulate | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1326733452395883 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante o século XIX, dois movimentos artísticos muito semelhantes se encontravam em ascensão. Nos Estados Unidos da América, o gótico norte-americano, enquanto no Brasil poemas e contos do ultrarromantismo tinham também fortes nomes dentro da literatura nacional. O objetivo deste estudo é buscar dentro de tais correntes elementos de convergência e, deste modo, selecionar dois autores de renome: Edgar Allan Poe, representante do gótico norte-americano, e Álvares de Azevedo, do Ultrarromantismo brasileiro, para análise comparada de suas obras. Palavras Chaves: Álvares de Azevedo; Edgar A. Poe; Gótico; literatura comparada | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AZEVEDO, Álvares de. Noite na Taverna. Rio de Janeiro – RJ: Ediouro, 1998 CANDIDO, Antônio “Prefacio”. In: Alfa. Na sala de aula: caderno de análise literária. São Paulo, Editora Ática, 1995a. D’ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental: autores e obras fundamentais/ Salvatore D’Onofrio, 2ª. Ed. – São Paulo: editora Ática, 2007. FERREIRA, C., & RODRIGES, R. (2014). Nas fronteiras entra razão e desrazão: uma leitura de “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe. Revista Criação & Crítica, (13), 34-41. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p34-41 MONTEIRO, F., & ALESSANDRO, M. (2017). O Gótico brasileiro na poesia de Carlos Ferreira. Revista Soletras, (34). https://doi.org/10.12957/soletras.2017.30621 POE, Edgar Allan. Contos Universais. Coleção Para Gostar de Ler, Volume 11; Tradução de Márcia Pedreira. São Paulo: Ática, 2003, 9 edição, pág. 49-53. ______. Ficção completa, poesia e ensaios. Trad. Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Aguilar, 2001. ______. Medo Clássico: Coletânea inédita de contos do autor; Tradução de Marcia Heloisa Amarante Gonçalves. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017. PRAZ, Mário. A Carne, a Morte e o Diabo na Literatura Romântica. Tradução de Philadelpho Menezes. Campinas: Editora Unicamp, 1996. SERRANO, Vilma. Impulsos Perversos: A influência de Edgar Allan Poe na ficção gótica de Donna Tartt. Ribeirão: Editora Húmus, 2017. SNOGRASS, Mary Ellen. Encyclopedia of Gothic Literature. New York: Facts on Files, Inc, 2005 VASCONCELOS, S, G. Dez lições sobre o Romance inglês do século XVII. São Paulo: Boitempo, 2002. VOLUBUEF, Karin. Álvares de Azevedo e a ambiguidade da orgia. (2005) Revista Organon, (19). https://doi.org/10.22456/2238-8915.30064 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Obras de Edgar Allan Poe e Alvares de Azevedo-elementos de convergência entre o gótico norte-americano e o ultrarromantismo brasileiro.pdf | 477,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.