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Título: O teatro como instrumento de libertação e aprendizagem na comunidade Marajaí, Alvarães – Am
Autor(es): Ribeiro, Daniel Siqueira
Palavras-chave: Teatro;Atuação;Aprendizagem;Amazônia
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho foi realizado na comunidade Marajaí, em Alvarães –AM, resultado de um projeto denominado I Minicurso de Artes Cênicas na Aldeia Marajaí, cujo objetivo foi ministrar aulas com teorias e exercícios corporais e linguísticos voltados para a prática teatral e interpretação, além de uma série de aulas que teria a duração de uma semana, e uma apresentação final com todo o elenco, apresentada para os moradores locais. O projeto contou com moradores da própria comunidade, na faixa de quatorze a dezenove anos de ambos os sexos. No decorrer das atividades previstas no cronograma, a turma discutiria assuntos de conhecimento teórico sobre o teatro, sua origem e influência até a atuação no palco, para serem avaliados pelo instrutor. A metodologia foi norteada pelo levanta-mento bibliográfico pautado em Lakatos (2013), Brandão (2006) e Strass e Corbin (2008), além dos autores espe-cíficos do campo teatral como Boal (2008), Demasi, et al (2011),Silva (2015) e Spolin (2008).Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos que participaram de todas as aulas e da apresentação final demonstraram mais segurança de si mesmos e dominaram a arte de atuar.
Abstract: The present work was carried out in the Marajaí community, in Alvarães, Amazonas state, Brazil, the result of a project called 1st Scenic Arts Minicourse in Indigenous Village Marajaí, whose objective was to teach classes with theories and body and linguistic exercises aimed at theater and interpretation, in addition to a series of classes that would last for a week, and a final presentation with the entire cast, presented to the local residents. The project included residents of the community itself, aged between fourteen and nineteen, ofboth sexes. During the activities provided for in the schedule, the class would discuss matters of theoretical knowledge about the theater, its origin and influence until the performance on stage, to be evaluated by the instructor. The methodology was guided by the bibliographical survey based on Lakatos (2013), Brandão (2006) and Strass and Corbin (2008), in addition to specific authors from the theater field such as Boal (2008), Demasi, et al (2011), Silva (2015 ) and Spolin (2008). The results obtained were satisfactory, as the students who participated in all classes and the final presentation demonstrated more security of themselves and mastered the art of acting.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3158
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